Quando o segurado trabalha registrado em uma empresa, o empregador tem a obrigação de recolher sua contribuição previdenciária. Porém, em muitos casos, isso não acontece.

Para o segurado ficar atento se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta, sobre a remuneração correta, ele poderá acessar o aplicativo MEU INSS e consultar o CNIS – Cadastro Nacional de Informação Social, onde encontrará tudo sobre seus registros e recolhimentos.

Caso ele tenha algum período que trabalhou registrado, mas que o recolhimento não consta no CNIS, ele pode usar como prova do vínculo sua carteira de trabalho.

O INSS reconhece em sua instrução normativa (IN 77/2015) que a carteira de trabalho é documento hábil para confirmar a prestação de serviço, desde que esteja em bom estado de conservação e em ordem cronológica.

Devemos ter em mente que o segurado empregado não pode ser penalizado por uma obrigação que é do empregador.

Não espere até a data da sua aposentadoria para verificar se os recolhimentos estão corretos, e depois ser surpreendido com a negativa do benefício, utilize essa dica.