As perícias médicas no INSS definem quais segurados poderão se afastar ou não se suas atividades laborais, através de análise clínica e documental.

O médico do INSS que irá identificar se o segurado apresenta uma incapacidade permanente ou temporária para o trabalho, concedendo assim o benefício respectivo.

Porém, o segurado deve ficar atento a documentação média que levará na perícia, bem como a forma que se comportará nela.

Assim, reunimos aqui algumas dicas para que o auxilie quando for passar por alguma perícia médica no INSS:

1)O segurado deverá levar documentos médicos atualizados (receitas, atestados e exames) e documentos pessoais

Os documentos médicos são de extrema importância para conseguir o benefício por incapacidade no INSS.

Por isso, sempre lembre de organizar uma pasta com todo seu histórico clínico.

Além disso, os documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência) também são imprescindíveis para a análise do benefício.

2) Chegue com antecedência

O INSS é muito rigoroso quanto aos horários agendados. Caso o segurado chegue atrasado, corre o risco de não realizar sua perícia, tendo que esperar 30 dias para um novo agendamento.

Sempre que tiver um agendamento de perícia, confira em qual agência vai realiza-la e se atente ao horário, devendo chegar com 15 minutos de antecedência.

3) Se atente as perguntas que o perito fizer

O perito judicial que conduz a perícia, devendo o segurado responder as questões por ele levantadas, evitando de falar muito. Caso no final da perícia tenha alguma observação a fazer, relate para o perito.

4) Fale sempre a verdade!

Quando o segurado apresenta uma incapacidade é importante que ele a relate de forma fiel, sem exageros, pois o perito percebe com facilidade a simulação de sintomas ou fingimentos. Seja claro e objetivo com o que está sentindo e qual tratamento médico tem feito.

5) Fale sobre as limitações da doença e como ela o afeta no trabalho e no cotidiano

É importante que o segurado relate para o perito como a doença que apresenta o afeta no trabalho e/ou em seu cotidiano, quais limitações ela causa. Por exemplo, pessoas que trabalham como auxiliar de limpeza, apresentam limitações ortopédicas, não podendo fazer movimentos repetitivos ou carregar objetos pesados.

6) Exija um comprovante de comparecimento na perícia

Já houve relato de segurado que compareceu na perícia, e foi constatada sua ausência. Por isso, sempre solicite um comprovante de comparecimento, o qual pode ser muito útil futuramente.

 

Como fico sabendo sobre o resultado da perícia?

Quanto ao resultado da perícia, atualmente, tem a possibilidade do segurado consulta-lo através do site ou aplicativo “meu INSS” ou através de ligação pelo 135.

Espero que essas dicas os auxiliem na concessão do benefício por incapacidade.