Com a introdução de uma nova ferramenta no INSS, o “meu INSS”, o segurado consegue consultar pedido de benefício previdenciário de forma mais fácil.

Basta fazer o login no “meu INSS”, acessando pelo aplicativo no celular ou pelo site. Caso não possua uma conta, o segurado deverá clicar na opção “criar conta” e seguir o passo a passo.

Após isso, o acompanhamento de qualquer pedido de benefício previdenciário estará na opção “agendamentos/solicitações”, o segurado terá que clicar na lupa do andamento que pretende ver.

Quando a situação do benefício aparece “em análise”, significa que a Autarquia Previdenciária ainda não avaliou a solicitação. Os pedidos que apresentam a situação como “cumprida”, já possuem uma decisão do INSS, seja positiva ou negativa.

Se a solicitação do segurado constar como “exigência” ele terá que complementar seu pedido com que o INSS estiver mandando, seja com documentação faltante, informações.

Por isso, aconselhamos que o segurado fique muito atento na documentação que anexar em seu pedido, pois o processo pode demorar em razão da falta de documentos necessários para analisar o caso.