Com a chegada da pandemia do coronavírus, as filas do INSS foram esquecidas pelos noticiários.

No entanto, nada mudou na urgência dos segurados em receberem algum benefício neste momento, dada a crise que nosso país enfrenta. Cerca de 1,1 milhão de segurados aguardam ansiosamente a análise de seus pedidos administrativos, esperando além do prazo legal de 45 dias.

Muitas pessoas precisam do dinheiro do benefício para compra de alimentos, despesas médicas, transporte, e na maioria dos casos, por ser a única fonte de renda familiar.

A demora na análise dos benefícios pelo INSS levou à inúmeras reclamações através de ligações para o 135 (número da Previdência), locomoção dos cidadãos aos postos do Instituto Previdenciário, muita das vezes em vão, e ações judiciais.

Por isso, segundo dados do INSS, iniciou na quinta-feira (30) a contratação temporária de 8.230 servidores para trabalharem na análise de benefícios previdenciários e assistenciais, com a finalidade de diminuir as filas de espera.