É muito comum o segurado ter que atualizar seus dados de cadastro no INSS, pois podem estar incompletos, desatualizados, ou até mesmo com algum erro na digitação do nome, data de nascimento etc.
A necessidade de atualização de dados pode se dar por vários motivos, sendo que aqui, demonstraremos o passo a passo para a efetivação deste serviço.
Primeiro passo: Acessar o portal do “MEUINSS” (https://meu.inss.gov.br/central/#/)
Segundo: faça login no sistema, e escolha a opção Agendamentos/Requerimentos
Terceiro: clique em “novo requerimento”, no campo de pesquisa procure a palavra “atualização”
Quarto: Acompanhe o seu requerimento de atualização na opção “Agendamentos/Requerimentos”
Se houver necessidade do comparecimento do segurado na agência, ele será previamente comunicado.
Caso precise comparecer a agência, o segurado sempre terá que levar documentos originais para apresentar.
Por exemplo, caso queira provar que se casou, terá que levar certidão de casamento original, bem como estar munido de RG e CPF para ser apresentado no atendimento inicial. Isso vale para outras atualizações também, como novo endereço, o segurado terá que levar um comprovante original em seu nome, ou declaração de residência feita por terceiro.
Tudo isso vai depender do que o segurado quer atualizar, sendo que o RG e CPF são documentos essenciais para qualquer tipo de atendimento inicial no INSS.